Ronco e Apneia

O Ronco e a Apneia do Sono podem ser classificados como distúrbios do sono e estão relacionados com a passagem do ar pelas vias aéreas do sistema respiratório.

Ronco

O ronco é um ruído incômodo decorrente da vibração dos tecidos durante a passagem dor ar. Está presente em todas as faixas etárias, mas aumenta com o avanço da idade. O comprometimento físico muitas vezes vem acompanhado de problemas sociais. Quem ronca é alvo de comentários negativos, além de afetar também a vida do cônjuge.  A privação do sono passa a ser uma constante indesejada e muito prejudicial à saúde.

Causas:

  • Ganho de peso e obesidade;
  • Deposição de gordura na região cervical (pescoço);
  • Uso de álcool e diazepínicos (calmantes);
  • Alterações dos ossos da face e hipoplasia da mandíbula (retrognatia)
    adenoides e amígdalas grandes;
  • Desvio de septo;
  • Pólipos nasais;
  • Contato das paredes musculares da faringe, que têm diminuição do seu tônus induzido pelo repouso ou pelo decorrer dos anos;
  • Obstrução nasal, rinites, sinusites;
  • Aumento do volume de secreção e muco;
  • Entre outras.

Cerca de 50% dos pacientes que roncam apresentam apnéia do sono.


Apneia do Sono

Na Síndrome da Apneia ou Hipopneia do Sono (SAHOS) ocorrem episódios repetidos de obstrução total ou parcial do fluxo do ar durante o sono, impedindo a respiração por alguns segundos. Essas paradas respiratórias podem agravar várias doenças pré-existentes, como por exemplo: diabetes, cardiopatias, obesidade, podendo culminar com o óbito quando não há intervenção adequada.

Sintomas Frequentes

Sono agitado, sonolência excessiva durante o dia (aumentando o risco de acidentes), cefaleias matinais, alterações de humor, déficit neurológico (dificultando as diversas atividades diárias), redução da libido, ansiedade e depressão.

Polissonografias

A polissonografia é o exame bastante utilizado para mapear esse distúrbio noturno e quantificar o problema. Trabalhando em equipe os Médicos do Sono, Otorrinos, Cardiologistas, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Cirurgiões Dentistas, podem através de exames específicos estabelecerem a gravidade de cada caso e prescrever o melhor tratamento.

Aparelhos Orais

Os aparelhos intra-orais quando prescritos pelos dentistas, modificam a posição da mandíbula durante o sono, facilitando a entrada do ar e ainda ajudam no tratamento do ronco, melhorando a qualidade de vida.

Aparelho de Reposicionamento Mandibular

Os aparelhos são confortáveis e fáceis de manuseio, possibilitando um sono reparador para o usuário e também para o cônjuge.

Existem outros tratamentos, como CPAP (uma máscara nasal que aplica uma pressão contínua de ar mantendo permeável a via aérea superior, impedindo seu estreitamento principalmente na fase inspiratória.), fisioterapia, redução de peso, e até mesmo as cirurgias. Cada caso deverá ser avaliado para ter o tratamento mais adequado.

CPAP (prótese ventilatória)

✉ Cadastre-se e receba novidades, dicas e informações:

Desenvolvido por:

error: Este conteúdo está protegido