É a especialidade que trata as estruturas de suporte (ossos) e proteção (gengiva e mucosa) dos dentes. Os sintomas da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma é a retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca.
Atualmente, diversos estudos vêm sendo publicados relacionando problemas de ordem sistêmica sendo agravados a partir de doenças de origem bucal, como a doença periodontal (mal em que bactérias atacam as gengivas, os ossos que sustentam os dentes e os ligamentos que o “seguram” ao osso).
A “migração” das bactérias causadoras da periodontite da boca para o coração pode ser considerada como uma das possíveis causas da endocardite (uma infecção das válvulas do coração).
Focos de infecção gengival (Doença Periodontal) e/ou dentária são responsáveis, em média, por nada menos que 40% dos casos de endocardite infecciosa, doença que afeta o coração e que mata cerca de 20% dos pacientes acometidos. As estatísticas são do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor) que mensalmente recebe pelo menos 10 pacientes com essa patologia.
Outro ponto importante é que mais de 90% das pessoas com doença na gengiva tem alto risco de Diabetes.
Se você notar quaisquer dos seguintes sinais abaixo, pode estar com algum nível de problema gengival:
- Gengivas que sangram quando você escova seus dentes
- Gengivas avermelhadas, inchadas ou doloridas
- Gengivas que estão afastadas do dente
- Mau hálito persistente
- Dentes amolecidos
- Mudança no modo como seus dentes se encaixam quando você morde
Estudos demonstram que o uso rotineiro do fio dental, escovação dos dentes 3 vezes ao dia usando um antisséptico bucal, mudança da sua escova de dentes pelo menos a cada 3 meses, e visitar um dentista nos últimos 6 meses foram associados com uma diminuição dos riscos para os problemas sistêmicos relacionados anteriormente em 48% dos casos.
Sorriso Gengival
Além de atuar no tratamento das estruturas de suporte dos dentes, a Periodontia também é a especialidade que engloba o tratamento do chamado “Sorriso Gengival” que é caracterizado pela exposição gengival acentuada quando o paciente sorri, comprometendo a estética e podendo gerar problemas sociais. A Cirurgia Plástica Periodontal (área da odontologia responsável pela estética gengival) apresenta diversas técnicas que minimizam, mascaram e até eliminam o excesso de gengiva (sorriso gengival).
Identificar a causa é fundamental para a escolha do procedimento correto e ideal.